Placonascente, Lda.
Rua Quinta do Feital - Pavilhão 46 4700-110 BRAGA Braga FROSSOS, Portugal
+351253162723 geral@placonascente.pt Placonascente 337573412 01-08-2008
Braga
https://placonascente.pt/uploads/seo/big_1547553507_4360_PlacoNascente_Original.png
20 10
508607507
Os cookies ajudam-nos a oferecer os nossos serviços. Ao utilizar a nossa página, concorda com a nossa política de cookies. Saiba Mais

Lã de Rocha vs Lã de Vidro

Lã de Rocha vs Lã de Vidro

versus isolamento

Quando se trata de isolar, duas das escolhas de isolamento mais comuns são a lã de vidro e a lã de rocha. Embora ambos os isolamentos sejam excelentes escolhas, compreender os benefícios de ambos os materiais, podem ser úteis para fazer a escolha certa para o seu projeto.

 

DESEMPENHO TÉRMICO

empresa
O conforto térmico e acústico é a principal razão pela qual os donos de obra pretendem isolar os edifícios. Para estas duas características, a lã de rocha tem um desempenho ligeiramente melhor do que a fibra de vidro. Por exemplo, a lã de rocha ISOVER da gama Geowall, oferece uma resistência térmica de 2,35 m². K/W para 80mm, enquanto a lã de vidro da ISOVER da gama IBR oferece apenas 2,00 m². K/W para a mesma espessura.



  

PESO DE ISOLAMENTO

O valor de resistência térmica é mais elevado na lã de rocha, pois o material é mais denso que a fibra de vidro por isso, pesa mais. Em situações que se procura um valor de resistência térmica muito elevado, o peso da lã de rocha seria significativamente maior do que o da fibra de vidro, ou seja, onde o isolamento estará colocado diretamente sobre a placa de gesso, o peso da lã mineral pode ser proibitivo, tornando a fibra de vidro uma melhor escolha.


CONTROLO DO SOM

Em termos acústicos, a lã de rocha tem propriedades de controlo de som um pouco melhores, contudo, a diferença no desempenho acústico é tão mínima que o ser humano não é capaz de distinguir uma diferença entre os dois materiais nos diferentes sistemas construtivos. Tanto a fibra de vidro como a de rocha podem ser utilizados numa variedade de sistemas que satisfaçam os requisitos específicos da obra.
empresa
 


RESISTÊNCIA AO FOGO

Para além do desempenho térmico e acústico, muitas pessoas fazem a sua escolha com base na resistência ao fogo. Tanto a lã de vidro como a lã de rocha são incombustíveis e ajudam a retardar a propagação do fogo, no entanto, a lã de rocha tem um ponto de fusão muito mais elevado do que a lã de vidro, e como tal é frequentemente considerada mais resistente ao fogo.


REVESTIMENTO DE ISOLAMENTO E CONTROLO DA HUMIDADE

Quando se trata de vapor de água, ambos os materiais precisariam de uma face para evitar a condução de vapor, no entanto, a lã de rocha não é produzida com o papel kraft.
Pelo que, se a inibição da transmissão do vapor e a condensação forem uma prioridade, uma solução de lã com fibra de vidro faceada é uma melhor escolha.

 

MANEABILIDADE DE ISOLAMENTO

Finalmente, os instaladores devem considerar as suas preferências no manuseamento dos materiais. A fibra de vidro de menor densidade tende a ser muito mais flexível. Em contraste com a flexibilidade da fibra de vidro, a lã de rocha é muito mais rígida devido à sua densidade. Alguns instaladores preferem a rigidez da lã de rocha à flexibilidade da fibra de vidro. As preferências de manuseamento podem variar entre os instaladores, e nesta categoria, resume-se em grande parte à preferência pessoal.

 

Tanto a lã de rocha como a lã de vidro são excelentes isolamentos domésticos.

Voltar